14/07/2007

Nova York vai plantar 1 milhão de árvores até 2017

Um milhão de novas árvores vão fazer parte da paisagem urbana de Nova York, nos Estados Unidos, até o ano de 2017. O objetivo é reduzir a poluição do ar, deixar a temperatura mais amena e ajudar a aperfeiçoar o compromisso da cidade com a sustentabilidade.

O "Programa da Árvore" é uma das 127 propostas para o meio ambiente que o prefeito Michael Bloomberg anunciou neste domingo durante a cerimônia de comemoração do Dia Mundial da Terra em Nova York, realizada no Museu de História da Natural.

A administração de Bloomberg está trabalhando há mais de um ano com um conjunto de idéias. Entre elas está o controverso plano de cobrar uma taxa extra dos motoristas que quiserem transitar em certas áreas da ilha de Manhattan. O objetivo de diminuir os congestionamentos e a poluição.

Bloomberg, que governa a cidade até o final de 2009, tem como meta reduzir as emissões de carbono de Nova York em 30% nas duas próximas décadas. Ele disse que nesse período a cidade deve ganhar mais um milhão de habitantes - subindo para 8,2 milhões de pessoas - e que por isso há necessidade de planejar questões ligadas à infraestrutura e ao meio ambiente.

Nos próximos dez anos, a prefeitura vai plantar 23 mil árvores por ano nas ruas da cidade. Segundo os administradores, assim será cumprida a meta de "ter uma árvore em cada lugar onde é possível plantar uma árvore". Hoje, Nova York tem 5,2 milhões de árvores.

AP

Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa, então vou me mudar para Nova York, está melhor do que Porto Alegre!

Ana Maria Schmidt.