03/06/2007

Redes de Cidades

Metrópolis

Trata-se de uma rede formada por 90 cidades e regiões com mais de 1 milhão de habitantes, criada em 1984, da qual São Paulo é membro ativo desde 2004. São Paulo assumiu, em dezembro passado, a Vice-Presidência da Secretaria Regional da América do Sul e Caribe.

METRÓPOLIS (Associação Mundial das Grandes Metrópoles)


Cidades e Governos Locais Unidos - CGLU

A CGLU é uma rede internacional de cidades e governos locais (municípios, estados, províncias, regiões, etc.) com sede em Barcelona. A rede tem como objetivos, entre outros, estabelecer governos locais autônomos ao redor do mundo, proporcionar a cooperação e o intercâmbio entre os seus membros e assegurar a representação política eficaz dos governos locais perante a comunidade internacional e especialmente perante as Nações Unidas e suas agências. São Paulo já foi presidente desta rede e foi sede da reunião do Bureau Executivo em 2004, contando com a presença de mais de 100 autoridades de governos locais de diferentes partes do mundo. Desde o início de 2005, São Paulo preside a Comissão de Finanças Locais da CGLU, um dos grupos temáticos da organização.

CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos)


URB-AL Rede - 10


O Programa URB-AL é um projeto de cooperação destinado a cidades da Europa e da América Latina. Seu objetivo é melhorar as condições sócio-econômicas e de qualidade de vida da população, ao mesmo tempo em que se desenvolve uma associação de cidades.

A Rede 10 "Luta contra a Pobreza Urbana” foi um projeto coordenado pelo município de São Paulo entre 2002-2005, que contribui na formulação, elaboração e implementação de políticas públicas locais com o objetivo último de lutar contra a pobreza. Por meio do intercâmbio e de um trabalho horizontal e descentralizado, as cidades participantes tem acesso a novos enfoques de identificação quantitativa e qualitativa da pobreza urbana, através do Documento de Base e Documento Final, assim como a experiência em organização integrada para elaborar e implementar políticas voltadas à erradicação da pobreza, através dos projetos comuns aprovados e subvencionados pela Comissão Européia.

Programa URB-AL


Cidades Educadoras


A cidade de São Paulo acolherá, em abril de 2008, o X Congresso Internacional de Cidades Educadoras, cujo tema será "Construção de cidadania nas cidades multiculturais". Este congresso recebe cerca de 900 pessoas de todo o mundo, vindas, dentre outras, das 350 cidades associadas à rede da Associação Internacional de Cidades Educadoras.

Cidades Educadoras


União das Cidades Capitais Ibero-americanas - UCCI

A União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), criada em 1982, se define como uma organização internacional de caráter municipal, não governamental e sem fins lucrativos. Sua função é fomentar os vínculos e favorecer as relações e intercâmbios em diferentes âmbitos entre grandes cidades ibero-americanas. A UCCI promove semestralmente o Programa de Formação Municipal em Madrid.

UCCI (União de cidades capitais Ibero-Americana)


Mercocidades


Mercocidades foi criada em 1995, na 1ª Reunião de Cúpula de Cidades do Mercosul em Assunção. Atualmente 155 cidades dos países do Mercosul + Bolívia e Chile integram a Rede. A estrutura da Rede totaliza mais de 72 milhões de pessoas: está constituída pela Assembléia ou Cúpula dos Prefeitos das Cidades, as Unidades Temáticas e a REMI (Reunião Especializada de Municípios e Intendências), que é o fórum de discussão e consulta das cidades dentro do mercosul. Sua sede permanente fica em Montevidéu.

MERCOCIDADES (Rede de cidades do Mercosul)



Outros links:


ICLEI - (International Council of Local Environmental Initiatives)

IT4ALL - (Rede de Autoridades Locais para Sociedade da Informação)

Fonte:
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/relacoes_internacionais/cooperacao/0003

Nenhum comentário: