24/10/2007

INTRODUÇÃO

Ao longo da história da civilização, o ser humano tentou entender os fenômenos naturais e explicá-los de várias maneiras. Algumas civilizações inclusive usaram de sacrifícios oferecidos em troca de que o Mal não se abatesse sobre o planeta. Assim, mitos e religiões, foram os caminhos usados para interpretar fenômenos como inundações, pragas, erupções vulcânicas, etc.
Hoje sabemos que a ciência tem respostas para esses fenômenos.

Portanto, como cidadãos, temos que ter em mente que não adianta nos revoltarmos contra “os deuses do universo” se as chuvas de verão inundam as avenidas, entram nas casas, desabrigam famílias, levam automóveis em enchentes... nem tampouco, quando o calor do verão no trânsito se torna tão insuportável, ou quando ouvimos que a estiagem vai se prolongar a ponto de haver racionamento de água... Hoje sabemos que somos os responsáveis pela reação da natureza, que dá sua resposta ao nosso comportamento. O aumento populacional associado à exploração dos recursos naturais de modo indiscriminado demonstra que o Homem continua achando que estes recursos são indefinidamente renováveis.

Entretanto, embora os alertas sejam diários e recorrentes: notícias sobre o nível de aquecimento global, poluição, inundações, incêndios em grandes áreas florestais, tufões, ciclones... entre outros, e hoje mais que nunca cientes da catástrofe que se aproxima, sabemos que nossas intervenções para impedi-la ainda são mínimas.

Vamos, portanto, fazer nossa parte.

A idéia desta proposta, que visa ressaltar os potenciais paisagísticos do local, introduzindo espécies nativas que se adaptam perfeitamente às condições de clima, solo e relevo, é também cumprir nosso papel de conscientização e mobilização para melhoria do ambiente em que vivemos.

Nesse sentido, vale dizer que priorizamos espécies que se encontram em risco de extinção, como o Baguaçu, e optamos por espécies nativas que:

1. contribuam para a recomposição da flora original, ou que sejam compatíveis com a biodiversidade local;
2. atraiam polinizadores, como as abelhas e besouros, e dispersores de sementes, através de aves migratórias e nativas;
3. agreguem valor ornamental, através do seu formato e floração.

As espécies escolhidas foram determinadas de acordo com a localização, função estética e ecológica, a saber:

1. O arbusto (Petúnia) para emoldurar o trajeto;
2. A trepadeira (Cipó-de-são-joão) para recobrir a estrutura da passarela;
3. Na arborização dos canteiros ao longo da Freeway e da Av. Voluntários da Pátria, a escolha recaiu sobre espécies nativas e em extinção (Baguaçu e Corticeira), levando em conta a floração, a cor, época de floração e compatibilidade com o ecossistema.

A seguir estão dispostas fotografias da Passarela e da Avenida em duas situações: como se encontram atualmente e como devem ficar após a intervenção paisagística:

Nenhum comentário: