24/10/2007


Nome comum: Corticeira-do-Banhado
Nome científico: Erythrina crista-galli
Familia: Leguminosae
Descrição: Árvore baixa, atingindo de 6 a 10 metros de altura. Com espessura de cerca de 50 cm, seu tronco é tortuoso e bonito e sua madeira tem muitas utilizações. Flores vermelhas de cálice campanulado. O fruto é uma vagem de seis a doze sementes oblongas semelhantes ao feijão.
Ecologia/Fenologia: Planta pioneira, heliófita, gosta de terrenos úmidos, brejosos, floresce predominantemente entre os meses de setembro e dezembro, quando está sem folhas, e a frutificação ocorre entre janeiro e fevereiro. Corticeiras são muito procuradas por abelhas e aprecidas como "habitat" por orquídeas, criando uma comunidade vegetal e animal bastante densa em suas copas.
As corticeiras serão plantadas ao longo das avenidas, em espaçamento de 6 metros. Na Av. Voluntários da Pátria, serão intercaladas com mudas de Baguaçu, já que bosques homogêneos resultam num sistema biológico instável e vulnerável à pragas e doenças. Como mudas grandes apresentam maior probabilidade de sobrevivência e chegam mais rapidamente a um porte que as diferencia na paisagem, utilizaremos mudas de pelo menos 2 metros de altura.